Autódromo de Jacarepaguá: Patrimônio do Esporte Brasileiro

Memória viva do Autódromo de Jacarepaguá

O que esperar para 2016?

leave a comment »

Segundo reportagem do jornal O Globo os investimentos tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2016 somam aproximadamente 4 bilhões de reais. A população deveria lucrar com os investimentos em infraestrutura da cidade, como urbanização e transporte, caso sejam bem planejados e atendam aos anseios dos cidadãos. Mas, nem sempre isto acontece.  Para que isto se torne realidade seria preciso seriedade para gerir estes recursos, evitando a euforia e a roubalheira generelizada que aconteceu no PAN 2007.

Em 2007 a infraestrutura de transporte se restringiu à pintura de faixas preferenciais de cor laranja no asfalto e o chamado legado se resumiu à construção e reforma dos estádios: Maracanã, João Havelange, Arena, Maria Lenk e Velódromo. Estes três últimos que mutilaram o Autódromo de Jacarepaguá foram entregues a toque de caixa, ficando faltando algumas adequações. Segundo o relatório do Tribunal de Contas do Município algumas das prometidas adequações não foram feitas na ocasião em que estes estádios foram concedidos ao HSBC e ao COB. Hoje, passados 3 anos a situação é a mesma. É o caso da rampa definitiva da Arena que ainda não foi construída e acarreta ao HSBC uma multa de R$40 mil reais/mês. Também é lamentável o estado da piscina aquecida do Maria Lenk e o péssimo estado de conservação da pista de madeira importada do Velódromo. Enfim, os relatórios de cada um desses estádios apresentados pelo TCM mostram fotos que comprovam este descaso com o dinheiro público (para mais detalhes ver link acima).

Porém, o maior dos absurdos é que a contrapartida exigida pela Prefeitura ao COB para a ceder o Maria Lenk e o Velódromo nunca foi cumprida. Trata-se da destinação de uma parte das atividades e/ou dias de utilização para promoção de atividades e eventos esportivos que incentivem à prática de desportos de relevante valor social. Ou seja, o compromisso de fomentar o esporte de base. O COB alega problemas de organização da Secretaria de Educação do Município para esconder sua própria incopetência. UMA VERGONHA!

Se o COB não consegue cumprir nem esta cláusula, o que podemos esperar para 2016?

Anúncios

Written by Pescador de informação

26 de Setembro de 2010 às 22:50

Publicado em Sobre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: