Autódromo de Jacarepaguá: Patrimônio do Esporte Brasileiro

Memória viva do Autódromo de Jacarepaguá

Se assim for…

with 2 comments

Se assim for, será um final apocalíptico com requintes de crueldade…

Existem rumores que o Prefeito pretende derrubar o que resta da pista do Autódromo de Jacarepaguá na próxima segunda feira dia 1o de novembro. Dão conta que ele estaria furioso com o que vem sendo dito sobre o autódromo pelas redes sociais e já decretou que a primeira coisa a ser derrubada é a torre de cronometragem que cairá espetacularmente sobre a pista com direito a filmagem e tudo.
Diante destas afirmações, estão estarrecidos não apenas os amantes do automobilismo, mas todos aqueles que zelam pelo patrimônio público desta cidade.
Já foi dito aqui em diversas ocasiões o quão desnecessária é esta destruição, uma vez que para se construir as instalações permanentes deste projeto não é necessária a derrubada do circuito atual. Levando-se em conta que as outras instalações serão provisórias por que destruir o que está em funcionamento? Por que não manter e adequar às obras do Parque Olímpico?
A insistência da Prefeitura em não cumprir sua parte no acordo firmado junto ao COB e a CBA demonstra o quanto esta instituição está se lixando não apenas para os praticantes do automobilismo, mas para todos os outros cidadãos. Quando joga para a União a responsabilidade não apenas pela construção do novo autódromo, mas pela parte operacional mais onerosa e se recusa a discutir novas bases para o projeto deste Parque, a Prefeitura está querendo apenas colher os louros dos Megaeventos e se eximir da responsabilidades.
Estranho nisso é o papel o Governo Federal: omisso e conivente! Entubou esse projeto do Parque Olímpico, vai pagar uma grande parte, perder seu patrimônio e ainda vai deixar um grande número de praticantes do automobilismo profundamente insatisfeitos e desconfiados.
Um Ministério dos Esportes que não reconhece a importância do automobilismo, o segundo esporte na preferência dos brasileiros, é no mínimo bizarro… Deixar o automobilismo carioca ao relento, sem sequer vir a público para dar um justificativa aceitável e que não seja ligada à urgência de se doar de vez um patrimonio público para construtoras, é inadmissível!
Temos a lamentar, além dessas mencionadas instituições, o papel da Casa Civil da Presidência da Republica que convenceu, não se sabe como, os dirigentes da CBA a relaxarem as ações judiciais que já estavam em curso. Questionar o Ministério Público Estadual que não acatou nenhuma das denúncias sobre a ilicitude do edital do Parque Olímpico que institui uma PPP suspeita cujo único consórcio que concorreu, saiu vencedor da licitação destas obras.
Não existem desculpas plausíveis para tamanha omissão, pode-se pintar os próximos jogos Olímpicos como um evento importante para o Brasil. A pergunta é: importante por quê e para quem?
As propaladas obras de infraestrutura necessárias prometidas desde o PAN 2007 não foram e não serão jamais feitas. Como exemplo temos a questão do saneamento do entorno do Autódromo, região alagadiça e com grande incidência de insetos e roedores, inclusive mosquitos da dengue. Não há um condomínio na região que possua ligação à rede de esgotos da cidade. A canalização deste arroio que passa ao lado do Autódromo foi prometida pelo governo estadual desde 2007. Essas fotos foram tiradas esta semana e mostram manilhas que aguardam a hora de serem colocadas, desde essa época. Se o interesse fosse a melhoria da cidade e o bem estar dos cidadãos, por que não foi feito isso até hoje? Ou melhor, por que não se começa a obra deste Parque por esta canalização, ao invés de destruir a pista?

O automobilismo carioca já enfrentou antes dias difíceis, mas agora parece que toda a população carioca viverá o tempo das trevas. Se assim for, será um final apocalíptico com requintes de crueldade…

Advertisements

Written by Pescador de informação

25 de Outubro de 2012 às 17:28

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. O pior de tudo é ver este prefeito de m…. ser reeleito pelo povo do Rio de Janeiro. Lamentável !!!!

    Flávio

    3 de Novembro de 2012 at 15:56

    • O prefeito, o governador e ainda engoliram que olimpíada e copa irão ser bôas para o povo e a cidade. A massa votante não consegue enxergar o que é prioritário.

      Nino Achcar.

      14 de Maio de 2014 at 11:08


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: